O que é o Instituto Reditus?

O Instituto Reditus, cujo nome quer dizer retorno/retribuição em latim, é uma ONG formada por alunos e ex-alunos voluntários da UFRJ que desejam retribuir à sociedade pela educação pública de qualidade que tiveram.

 

Nosso objetivo é aprimorar a experiência educacional e fortalecer a comunidade de alunos, ex-alunos, professores e parceiros, estimulando a cultura de retribuição na universidade e no país. Para isso, nossa atuação é dividida de duas formas:

Gestão de um Fundo Patrimonial, que acumula recursos advindos de doações da comunidade e repassa seus rendimentos para financiar projetos e bolsas estudantis de forma perpétua e sustentável.

Atuação sob modelo de plataforma, que alavanca recursos advindos da comunidade de alunos e ex-alunos, como conhecimento e networking, para viabilizar projetos não-financeiros.

O Instituto Reditus não possui vínculo institucional com a UFRJ, sendo uma associação privada criada e gerida por alunos e ex-alunos.

NOSSA HISTÓRIA

A história do Instituto Reditus começou quando um ex-aluno da UFRJ deu início a uma corrente de retribuição.

Durante seus estudos na UFRJ, Daniel Spilberg recebeu uma bolsa de auxílio do governo para realizar um intercâmbio na França.

 

Em 2011, após formado, Daniel decidiu retribuir a oportunidade e repassar uma bolsa para outro aluno aproveitar a mesma oportunidade que ele teve. Raphael Sodero Rezende se inscreveu e conquistou a bolsa para realizar seu intercâmbio na Itália. Mais que isso, conquistou também um mentor.

Raphael Sodero (à esquerda), no dia em que recebera a bolsa de intercâmbio de Daniel Spilberg (à direita) em 2011. 

Henrique Duarte (à esquerda), no dia em que recebera a bolsa de intercâmbio de Raphael Sodero direita) em 2016. 

Em 2016, Raphael decidiu continuar essa corrente. Ofereceu a bolsa através de um processo seletivo, vencido por Henrique Duarte, aluno da UFRJ que cursou um ano de intercâmbio em Portugal. Surgia assim a ideia de conectar a rede alumni à Universidade, através da criação de uma comunidade motivada pelo sentimento de retorno e retribuição.

 

Em 2018, Raphael entendeu que a corrente do bem das bolsas de intercâmbio poderia (e deveria) ser expandida para gerar impacto em maior escala, no formato de uma rede de ex-alunos suportada por um Fundo Patrimonial. Para isso, um grupo de alunos e ex-alunos interessados em fazer o bem se uniram para fundar o Instituto Reditus, com Daniel como um de seus conselheiros.

Também se juntaram ao nosso time outros conselheiros, como: Sidney Levy, Michele Cunha, Paulo Monteiro e Pedro Batista.

 

Em 2019, o Instituto Reditus foi constituído juridicamente como uma associação sem fins lucrativos, estabelecendo sua estrutura formalmente. No primeiro semestre de 2020, com a organização formalmente estabelecida e seus processos internos estruturados, o Reditus iniciou suas atividades com seu primeiro programa de impacto: o Programa de Tutoria entre ex-alunos e atuais alunos.

 

Hoje, somos 49 membros voluntários ativos que trabalham diariamente para construir o Instituto Reditus e para ajudar a transformar a educação no Brasil, expandindo a corrente de retribuição e lançando projetos voltados para aprimorar a experiência de alunos e ex-alunos universitários.

valores

Retribuição

Criação de oportunidades para que todo membro da comunidade possa devolver o bem recebido.

Integração

Aproximação de toda a comunidade de alunos e ex-alunos.

Excelência

Foco no trabalho com a mais alta qualidade e na geração de resultados excepcionais para todos.

Transparência 

Clareza nas decisões, processos decisórios e resultados, internamente e para com a sociedade.

Perpetuidade

Compromisso com o longo prazo, garantindo a perpetuação do impacto através de um fundo patrimonial.

Austeridade 

Valorização dos recursos disponibilizados, minimizando custos internos e investindo de maneira responsável.

Aprimorar a experiência universitária através de apoio financeiro sustentável, troca de conhecimento e engajamento da rede de alunos, ex-alunos, professores e parceiros.

MISSÃO