top of page

O que é o Instituto Reditus

O Instituto Reditus, cujo nome quer dizer retorno / retribuição em latim, é uma ONG formada por, em sua maioria, por atuais e antigos alunos voluntários da UFRJ que desejam retribuir à sociedade pela educação pública de qualidade que tiveram.

 

Nosso objetivo é aprimorar a experiência educacional e fortalecer a comunidade de alunos, ex-alunos, professores e parceiros, estimulando a cultura de retribuição na universidade e no país.

Para isso, nossas atividades são divididas em duas abordagens:

investment.png

Gestão de um fundo patrimonial, que acumula recursos advindos de doações da comunidade e repassa seus rendimentos para financiar projetos e bolsas estudantis de forma perpétua e sustentável

product-chain.png

Atuação sob modelo de plataforma, que alavanca recursos advindos da comunidade de alunos e ex-alunos, como conhecimento e networking, para viabilizar projetos não-financeiros

O Instituto Reditus não possui vínculo institucional com a UFRJ, sendo uma associação privada criada e gerida por alunos e ex-alunos.

Nossa história

A história do Reditus começa quando um ex-aluno da UFRJ deu início a uma corrente de retribuição. Durante seus estudos na UFRJ, Daniel Spilberg recebeu uma bolsa de auxílio do governo para realizar intercâmbio na França.

 

Após formado, Daniel decidiu retribuir a oportunidade e repassar a bolsa para outro aluno. Raphael Sodero se inscreveu e conquistou não apenas uma bolsa para realizar seu intercâmbio na Itália, mas também um mentor.

Imagem2.png

2016

Raphael entendeu que essa corrente do bem poderia – e deveria – ser expandida para gerar impacto em maior escala por meio de uma rede de ex-alunos suportada por fundo patrimonial. Para isso, um grupo de alunos e ex-alunos se uniram para fundar o Instituto Reditus, com Daniel Spilberg como um de seus conselheiros, juntamente com nomes como Sidney Levy, Michele Cunha, Paulo Monteiro e Pedro Batista.

2019

Com a organização formalmente estabelecida e seus processos internos estruturados, o Instituto Reditus iniciou seu primeiro projeto: o Programa de Tutoria (atual Programa de Mentoria).

2021

Banca Pitch Day Edital de Inovação 2022_
Banca Pitch Day Edital de Inovação 2022_

Banca de avaliação dos projetos inscritos na 2ª edição do Edital de Inovação, realizado em 2022.

Em março, ocorreu o lançamento da Bolsa Reditus, que visa garantir a permanência estudantil de alunos cotistas de baixa renda da UFRJ por meio de repasses mensais de R$ 800.

2011

Imagem1.png

Raphael decidiu continuar essa corrente e ofereceu nova bolsa por meio de processo seletivo, vencido por Henrique Duarte, aluno da UFRJ que faria intercâmbio em Portugal. Surgiu, assim, a ideia de conectar a rede alumni à UFRJ, por meio da criação de uma comunidade motivada pelo sentimento de retribuição.

2018

WhatsApp Image 2018-06-23 at 19.41.30.jpeg
WhatsApp Image 2018-06-23 at 19.41.30.jpeg

Realização do 1º encontro para estruturação de fundo patrimonial para a UFRJ, em junho de 2018.

O Instituto Reditus foi constituído juridicamente como uma associação sem fins lucrativos, estabelecendo sua estrutura formalmente.

2020

O Reditus lançou a primeira edição do seu Edital de Inovação, programa pioneiro de repasses financeiros na história do Instituto, voltado para o apoio a projetos de alunos e professores da UFRJ, que já receberam, no total, mais de 750 mil reais.

Banca Pitch Day Edital de Inovação 2022_
IMG_9701.HEIC

Luiza Lissandra, Laís Gomes e João Gomes, três dos 16 alunos aprovados na 1ª edição da Bolsa Reditus

2023

Hoje, somos mais de 60 membros voluntários que trabalham diariamente para construir o Instituto Reditus e para ajudar a transformar a educação no Brasil, expandindo a corrente de retribuição e lançando projetos voltados para aprimorar a experiência de alunos e ex-alunos da UFRJ.

Nossos valores

Retribuição

Criação de oportunidades para que todo membro da comunidade possa devolver o bem recebido

retorno-do-vizitante.png

Aproximação de toda a comunidade de alunos e ex-alunos

Integração

colaborar.png

Excelência

Foco no trabalho com a mais alta qualidade e na geração de resultados excepcionais para todos

melhor-pratica.png

Transparência

Clareza nas decisões, processos decisórios e resultados, internamente e para com a sociedade

transparencia.png

Perpetuidade

Compromisso com o longo prazo, garantindo a perpetuação do impacto através de um fundo patrimonial

infinito.png

Austeridade

Valorização dos recursos disponibilizados, minimizando custos internos e investindo de maneira responsável

Nossa missão é...

potencializar a comunidade da UFRJ para que seja protagonista no progresso social, tecnológico e científico.

Nossa visão é...

ser a plataforma de engajamento e fortalecimento de toda a comunidade da UFRJ.

Parceria de infraestrutura

bottom of page