top of page

Conheça nosso Programa de Mentoria

A graduação é um período de grandes transformações e de amadurecimento. Dessa forma, é comum que os alunos tenham dúvidas e incertezas com relação ao mercado de trabalho, a carreira e a projetos pessoais. Visando preencher essa lacuna, o Instituto Reditus criou o seu Programa de Mentoria, projeto voltado para a troca de experiências entre alunos e ex-alunos da UFRJ.

6.png
5.png

Ao se conectar com profissionais formados pela UFRJ, os estudantes têm a oportunidade de aprender com aqueles que já passaram pelas mesmas dúvidas e incertezas e traçaram uma trajetória de sucesso. A mentoria é realizada por meio de reuniões periódicas entre as duas partes, orientadas pelo Instituto.

inscrições ABERTAS

Quem buscamos?

Mentorados

Buscamos alunos da UFRJ, motivados a aprender mais, que veem valor em aprender com a experiência de quem já esteve em seu lugar para alavancar o próprio desenvolvimento.

Seja para conhecer carreiras e se aproximar do mercado de trabalho, seja para melhorar seu desempenho acadêmico, seja para discutir como aproveitar ao máximo um intercâmbio, queremos que os mentorados demonstrem motivação e engajamento e estejam dispostos a olhar o mundo por novas perspectivas e ouvir feedbacks positivos e negativos.

Mentores

Buscamos antigos alunos e parceiros que escolheram retribuir de forma voluntária sua gratidão pela formação que a UFRJ lhes proporcionou.

Desejamos profissionais formados, motivados a contribuir para que outros alunos tenham acesso às melhores oportunidades de ensino e carreira dentro da UFRJ e que estejam dispostos a compartilhar aprendizados e detalhes de suas experiências e aprendizados em prol do desenvolvimento do próximo.

Como são formados os pares?

Mentores e mentorados são conectados com base nos seguintes critérios:

afinidade

trajetórias

interesses

objetivos

Para isto, foi desenvolvido um algoritmo multicritério baseado nos métodos de Gale-Shapley e AHP que utilizará as respostas fornecidas no formulário de inscrição para encontrar os mentores mais compatíveis com o seu perfil. Em seguida, os mentores e mentorados serão convidados a ranquear uns aos outros com base nas respostas do campo “O que você espera do seu mentor/mentorado?".

Dandara Araujo.jpg

Dandara ingressou no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Toulouse, na França, onde cursou Engenharia Mecânica especializada em Engenharia de Sistemas e foi contratada pela Framatome, empresa multinacional construtora de reatores nucleares.

Trabalhou na direção técnica da construção do reator nuclear Hinkley Point C, na Inglaterra e no desenvolvimento de um novo modelo de reator, o EPR2, atuando como Engenheira de Sistemas e na gestão do PLM (Product Lifecycle Management).

Dandara Araujo da Silva, Mentora no Programa de Mentoria 2020.1

Conheça os mentores das últimas edições

Resultados

100%

                   das reuniões são definidas como “extremamente proveitosas” ou “proveitosas”

dos pares são indicados

90%

como “ideais” ou “próximos do ideal”

Confira as datas importantes

03/03

Fim das inscrições

18/03

Divulgação dos selecionados

25/03

Início do programa

15/07

Encerramento e feedbacks

  • Qual é o período de inscrições para o Edital de Inovação 2023?
    As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 23 de agosto.
  • Quem pode inscrever projetos?
    Alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ podem apresentar propostas.
  • Quais são as categorias de projetos que podem se inscrever?
    Podem se inscrever projetos que sejam de pelo menos 1 das 5 categorias a seguir: Pesquisa: Projetos relacionados a pesquisas científicas e ao desenvolvimento de novas tecnologias; Extensão: Projetos relacionados a quaisquer assuntos externos ao mundo acadêmico, mas com foco ou reflexos no ensino e na educação, que, como consequência direta de sua realização, gerem valor educacional; Ensino: Projetos relacionados à melhoria da qualidade de ensino, na graduação e pós-graduação dos cursos contemplados no presente Edital; Inovação e empreendedorismo: Projetos que fomentem a inovação e a cultura do empreendedorismo, relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias em fase de prototipação. Inclusão e equidade: Projetos que tenham como objetivo promover a inclusão no ambiente universitário, de forma a proporcionar igualdade de oportunidade para todos os alunos.
  • Como posso inscrever meu projeto?
    A submissão de propostas deve ser realizada por via eletrônica pelo formulário de inscrição que será disponibilizado no site do Instituto Reditus a partir do dia 23 de agosto.
  • Quais documentos preciso submeter para inscrever meu projeto?
    No ato da inscrição do projeto, os seguintes documentos devem ser anexados no formulário: Modelo de Proposta, em formato PDF; Cronograma Financeiro, em formato Excel (.xlsx), de acordo com o modelo fornecido. Mais detalhes sobre ambos os documentos necessários podem ser encontrados no Edital.
  • O que é a etapa de análise técnica de propostas?
    É uma etapa onde os documentos apresentados pelos projetos serão avaliados por profissionais de mercado, formados na UFRJ, que possuem conhecimento técnico e experiência prática em diferentes temáticas. Dessa forma, a etapa visa utilizar a expertise desses profissionais para avaliar os seguintes aspectos nos projetos: Excelência: O time e o projeto submetido apresentam um alto nível de excelência? Inovação: O projeto traz inovações como, por exemplo, novas bases de conhecimento, produtos e/ou serviços? Papel acadêmico: O projeto contribui para o desenvolvimento acadêmico de alunos e professores? Diversidade: O projeto abrange públicos diversos da Universidade? Se preocupa com a diversidade em seu público-alvo potencial? Impacto: O projeto gerará impacto de longo prazo? Ou o investimento será limitado em escopo e/ou escala de tempo? Financeiro: A distribuição do orçamento solicitado perante os gastos previstos no projeto está coerente e alocado de forma inteligente?
  • O que é o Pitch Day?
    O Pitch Day será um evento presencial no qual as equipes dos projeto selecionados na etapa de Análise Técnica se reunirão com a Banca de Especialistas para esclarecer dúvidas sobre o projeto proposto. A data do evento ainda será definida e o grupo do projeto deverá eleger até 2 pessoas para estarem fisicamente no evento a fim de representarem o projeto na sessão de perguntas que sucederá a exibição do vídeo pitch.
  • Quando devo enviar meu vídeo de pitch?
    Os projetos selecionados na etapa de Análise Técnica deverão gravar um vídeo de duração máxima de 3 minutos em formato de pitch e enviá-lo ao Instituto Reditus até o prazo estipulado em edital, na data anterior ao evento presencial de Pitch Day onde será feita a avaliação pela Banca de Especialistas.
  • Quando será divulgado o resultado do processo seletivo?
    O resultado da seleção de projetos apoiados pelo Edital de Inovação 2023 será disponibilizado até o final do ano, em data ainda a ser divulgada.
  • Qual o valor máximo do projeto?
    Individualmente, as propostas não terão restrição de valor.
bottom of page