programa de mentoria

inscrições ABERTAS!

as inscrições se encerram em

o programa

A graduação é um período de grandes transformações e de amadurecimento, desta forma, é comum que os alunos tenham dúvidas e incertezas quanto ao mercado de trabalho, carreira e projetos pessoais. Visando preencher essa lacuna, o Instituto Reditus, criou o seu Programa de Mentoria, um projeto voltado para a troca de experiências entre alunos e ex-alunos da UFRJ.

 

Ao se conectar com profissionais formados pela nossa alma-mater, os alunos têm a oportunidade de aprender com aqueles que já passaram pelas mesmas dúvidas e incertezas e traçaram uma trajetória de sucesso. A tutoria é realizada por meio de reuniões periódicas entre as duas partes, orientadas pelo Instituto.

alissa-de-leva-bZ_RkRKE0Po-unsplash.jpg

datas importantes

Fim das Inscrições

26/06/22

divulgação selecionados

27/06/22

Matchmaking

18/07/22

abertura do programa

20/07/22

Encerramento e feedbacks

29/11/22

Inscreva-se

quem buscamos? 

Mentorados: buscamos alunos da UFRJ, ansiosos por aprender mais, que queiram usar a experiência de quem já esteve em seu lugar para alavancar o próprio desenvolvimento. Seja para conhecer carreiras e se aproximar do mercado de trabalho, melhorar o desempenho acadêmico ou discutir como aproveitar ao máximo um intercâmbio, queremos que os mentorados demonstrem motivação e engajamento, dispostos a olhar o mundo por novas perspectivas e ouvir feedbacks positivos e negativos.

 

Mentores: buscamos antigos alunos e parceiros que escolheram retribuir de forma voluntária sua gratidão pela formação que a UFRJ lhes proporcionou. Profissionais formados, motivados para contribuir que outros alunos tenham acesso às mesmas oportunidades que lhes foram concedidas devido a uma educação de nível superior pública e de qualidade, dispostos a compartilhar detalhes de suas experiências e aprendizados, em prol do desenvolvimento do próximo.

Como são formados os pares?

O processo foi desenhado de modo a conectar os mentores e mentorados com base na afinidade, nos interesses de cada um, suas trajetórias e seus objetivos.

 

Para isto, foi desenvolvido um algoritmo multicritério baseado nos métodos de Gale-Shapley e AHP que utilizará as respostas fornecidas no formulário de inscrição para encontrar os mentores mais compatíveis com o seu perfil. Em seguida, os mentores e mentorados serão convidados a ranquear uns aos outros com base nas respostas do campo “O que você espera do seu mentor/mentorado?"

Confira os mentores dAS ÚLTIMAS EDIÇÕES

Nuvens escuras
Dandara Araujo.jpg

Dandara ingressou no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Toulouse, na França, onde cursou Engenharia Mecânica especializada em Engenharia de Sistemas e foi contratada pela Framatome, empresa multinacional construtora de reatores nucleares.

Trabalhou na direção técnica da construção do reator nuclear Hinkley Point C, na Inglaterra e no desenvolvimento de um novo modelo de reator, o EPR2, atuando como Engenheira de Sistemas e na gestão do PLM (Product Lifecycle Management).

Dandara Araujo da Silva, Mentora no Programa de Tutoria 2020.1

Resultados

100%

                   das reuniões são definidas como “extremamente proveitosas” ou “proveitosas”

90%

                   dos pares são indicados como “ideais” ou “próximos do ideal”

Download do edital