top of page

Mais que doar: retribuir

Plante as sementes que vão construir o futuro do Brasil: contribua para o fortalecimento da comunidade de alunos, ex-alunos e professores da UFRJ

Nosso impacto em números

+R$ 1,1M

repassados para projetos e alunos da UFRJ

+150

alunos e ex-alunos impactados em nosso Programa de Mentoria

+R$ 12M

geridos em nosso Fundo Patrimonial

Quem somos

O Instituto Reditus, cujo nome quer dizer retorno/retribuição em latim, é uma ONG formada por alunos e ex-alunos voluntários da UFRJ que desejam retribuir à sociedade pela educação pública de qualidade que tiveram.

Nosso objetivo é aprimorar a experiência educacional e fortalecer a comunidade de alunos, ex-alunos, professores e parceiros, estimulando a cultura de retribuição na universidade e no país. 

Razões para doar

Incentivo à Tecnologia e à Inovação em projetos da maior Universidade Federal da América Latina

Transparência e Governança Corporativa, com relatórios trimestrais, Conselho de Administração e Conselho Fiscal

Contribuir para a experiência educacional dos alunos da UFRJ e ajudar a construir um Brasil com mais oportunidades

Conheça alguns dos projetos apoiados

Foto da Equipe_edited.jpg

MINERVA SATS

Desenvolvimento de nanossatélites para detecção de desastres ambientais e pesquisas em ambientes espaciais extraterrestres

1620290348348_PHOTO-2021-04-18-23-00-02_edited.jpg

UFRJ NAUTILUS

Construção de Veículos Submarinos Autônomos (AUVs) capazes de realizar atividades diversificadas de interação com o meio ambiente aquático

MinervaBots - Foto da Equipe.JPG

MINERVA BOTS

Criação de um carro com navegação autônoma, análise sensorial dinâmica e uso de Inteligência Artificial para reconhecimento de ambiente e auxílio na tomada de decisões.

  • Qual é o período de inscrições para o Edital de Inovação 2023?
    As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 23 de agosto.
  • Quem pode inscrever projetos?
    Alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ podem apresentar propostas.
  • Quais são as categorias de projetos que podem se inscrever?
    Podem se inscrever projetos que sejam de pelo menos 1 das 5 categorias a seguir: Pesquisa: Projetos relacionados a pesquisas científicas e ao desenvolvimento de novas tecnologias; Extensão: Projetos relacionados a quaisquer assuntos externos ao mundo acadêmico, mas com foco ou reflexos no ensino e na educação, que, como consequência direta de sua realização, gerem valor educacional; Ensino: Projetos relacionados à melhoria da qualidade de ensino, na graduação e pós-graduação dos cursos contemplados no presente Edital; Inovação e empreendedorismo: Projetos que fomentem a inovação e a cultura do empreendedorismo, relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias em fase de prototipação. Inclusão e equidade: Projetos que tenham como objetivo promover a inclusão no ambiente universitário, de forma a proporcionar igualdade de oportunidade para todos os alunos.
  • Como posso inscrever meu projeto?
    A submissão de propostas deve ser realizada por via eletrônica pelo formulário de inscrição que será disponibilizado no site do Instituto Reditus a partir do dia 23 de agosto.
  • Quais documentos preciso submeter para inscrever meu projeto?
    No ato da inscrição do projeto, os seguintes documentos devem ser anexados no formulário: Modelo de Proposta, em formato PDF; Cronograma Financeiro, em formato Excel (.xlsx), de acordo com o modelo fornecido. Mais detalhes sobre ambos os documentos necessários podem ser encontrados no Edital.
  • O que é a etapa de análise técnica de propostas?
    É uma etapa onde os documentos apresentados pelos projetos serão avaliados por profissionais de mercado, formados na UFRJ, que possuem conhecimento técnico e experiência prática em diferentes temáticas. Dessa forma, a etapa visa utilizar a expertise desses profissionais para avaliar os seguintes aspectos nos projetos: Excelência: O time e o projeto submetido apresentam um alto nível de excelência? Inovação: O projeto traz inovações como, por exemplo, novas bases de conhecimento, produtos e/ou serviços? Papel acadêmico: O projeto contribui para o desenvolvimento acadêmico de alunos e professores? Diversidade: O projeto abrange públicos diversos da Universidade? Se preocupa com a diversidade em seu público-alvo potencial? Impacto: O projeto gerará impacto de longo prazo? Ou o investimento será limitado em escopo e/ou escala de tempo? Financeiro: A distribuição do orçamento solicitado perante os gastos previstos no projeto está coerente e alocado de forma inteligente?
  • O que é o Pitch Day?
    O Pitch Day será um evento presencial no qual as equipes dos projeto selecionados na etapa de Análise Técnica se reunirão com a Banca de Especialistas para esclarecer dúvidas sobre o projeto proposto. A data do evento ainda será definida e o grupo do projeto deverá eleger até 2 pessoas para estarem fisicamente no evento a fim de representarem o projeto na sessão de perguntas que sucederá a exibição do vídeo pitch.
  • Quando devo enviar meu vídeo de pitch?
    Os projetos selecionados na etapa de Análise Técnica deverão gravar um vídeo de duração máxima de 3 minutos em formato de pitch e enviá-lo ao Instituto Reditus até o prazo estipulado em edital, na data anterior ao evento presencial de Pitch Day onde será feita a avaliação pela Banca de Especialistas.
  • Quando será divulgado o resultado do processo seletivo?
    O resultado da seleção de projetos apoiados pelo Edital de Inovação 2023 será disponibilizado até o final do ano, em data ainda a ser divulgada.
  • Qual o valor máximo do projeto?
    Individualmente, as propostas não terão restrição de valor.
bottom of page