O que é o Instituto Reditus
O Instituto Reditus, cujo nome quer dizer retorno / retribuição em latim, é uma ONG formada por, em sua maioria, por atuais e antigos alunos voluntários da UFRJ que desejam retribuir à sociedade pela educação pública de qualidade que tiveram.
Nosso objetivo é aprimorar a experiência educacional e fortalecer a comunidade de alunos, ex-alunos, professores e parceiros, estimulando a cultura de retribuição na universidade e no país.
Para isso, nossas atividades são divididas em duas abordagens:
Gestão de um fundo patrimonial, que acumula recursos advindos de doações da comunidade e repassa seus rendimentos para financiar projetos e bolsas estudantis de forma perpétua e sustentável
Atuação sob modelo de plataforma, que alavanca recursos advindos da comunidade de alunos e ex-alunos, como conhecimento e networking, para viabilizar projetos não-financeiros
O Instituto Reditus não possui vínculo institucional com a UFRJ, sendo uma associação privada criada e gerida por alunos e ex-alunos.
Nossa história
A história do Reditus começa quando um ex-aluno da UFRJ deu início a uma corrente de retribuição. Durante seus estudos na UFRJ, Daniel Spilberg recebeu uma bolsa de auxílio do governo para realizar intercâmbio na França.
Após formado, Daniel decidiu retribuir a oportunidade e repassar a bolsa para outro aluno. Raphael Sodero se inscreveu e conquistou não apenas uma bolsa para realizar seu intercâmbio na Itália, mas também um mentor.
2016
Raphael entendeu que essa corrente do bem poderia – e deveria – ser expandida para gerar impacto em maior escala por meio de uma rede de ex-alunos suportada por fundo patrimonial. Para isso, um grupo de alunos e ex-alunos se uniram para fundar o Instituto Reditus, com Daniel Spilberg como um de seus conselheiros, juntamente com nomes como Sidney Levy, Michele Cunha, Paulo Monteiro e Pedro Batista.
2019
Com a organização formalmente estabelecida e seus processos internos estruturados, o Instituto Reditus iniciou seu primeiro projeto: o Programa de Tutoria (atual Programa de Mentoria).
2021
Banca de avaliação dos projetos inscritos na 2ª edição do Edital de Inovação, realizado em 2022.
Em março, ocorreu o lançamento da Bolsa Reditus, que visa garantir a permanência estudantil de alunos cotistas de baixa renda da UFRJ por meio de repasses mensais de R$ 800.
2011
Raphael decidiu continuar essa corrente e ofereceu nova bolsa por meio de processo seletivo, vencido por Henrique Duarte, aluno da UFRJ que faria intercâmbio em Portugal. Surgiu, assim, a ideia de conectar a rede alumni à UFRJ, por meio da criação de uma comunidade motivada pelo sentimento de retribuição.
2018
Realização do 1º encontro para estruturação de fundo patrimonial para a UFRJ, em junho de 2018.
O Instituto Reditus foi constituído juridicamente como uma associação sem fins lucrativos, estabelecendo sua estrutura formalmente.
2020
O Reditus lançou a primeira edição do seu Edital de Inovação, programa pioneiro de repasses financeiros na história do Instituto, voltado para o apoio a projetos de alunos e professores da UFRJ, que já receberam, no total, mais de 750 mil reais.
Luiza Lissandra, Laís Gomes e João Gomes, três dos 16 alunos aprovados na 1ª edição da Bolsa Reditus
2023
Hoje, somos mais de 80 membros voluntários que trabalham diariamente para construir o Instituto Reditus e para ajudar a transformar a educação no Brasil, expandindo a corrente de retribuição e lançando projetos voltados para aprimorar a experiência de alunos e ex-alunos da UFRJ.
Nossos valores
Retribuição
Criação de oportunidades para que todo membro da comunidade possa devolver o bem recebido
Aproximação de toda a comunidade de alunos e ex-alunos
Integração
Excelência
Foco no trabalho com a mais alta qualidade e na geração de resultados excepcionais para todos
Transparência
Clareza nas decisões, processos decisórios e resultados, internamente e para com a sociedade
Perpetuidade
Compromisso com o longo prazo, garantindo a perpetuação do impacto através de um fundo patrimonial
Austeridade