top of page
  • Foto do escritorInstituto Reditus

Edital de Inovação de 2022: conheça nosso impacto!

Atualizado: 28 de set. de 2023


O Instituto Reditus nasceu em 2018 com o intuito de perpetuar uma corrente de retribuição. Desde sua criação, nosso time sempre sonhou em ampliar essa corrente a fim de maximizar nosso impacto. Em 2021, demos o primeiro passo ao lançar a primeira edição do Edital de Inovação com um valor total de repasse em 100 mil reais para apoio de projetos de alunos da comunidade da UFRJ. Após seu sucesso, foi lançado no ano passado o segundo edital, que contou com o triplo do valor repassado. A cada ano, com o suporte dos nossos doadores, estamos conseguindo consolidar nosso sonho de ser uma plataforma de retribuição para a comunidade da UFRJ!


A segunda edição do Edital de Inovação contou com um repasse total no valor de 300 mil reais para 17 projetos de alunos e professores. Durante o ano de 2022, o Instituto Reditus acompanhou os 17 projetos selecionados na distribuição da verba, evolução das atividades e objetivos conforme foi acordado na seleção. Dentre as 17 histórias, 2 alcançaram mais de 100% de suas metas, aumento da sua performance e um deles foi selecionado para participar de reportagens na televisão. Conheça mais sobre essas duas equipes e o impacto que nossa iniciativa vem gerando na vida dos alunos e comunidade da UFRJ.


 

Tem Menina no Circuito



O primeiro projeto a alcançar 100% das metas no Edital de Inovação de 2022 foi o Tem Menina no Circuito. Entre os principais pontos de apoio, destacam-se:


  • Iniciativa: incentivar meninas a gostarem das ciências exatas e tecnologia, girando em torno de oficinas mão-na-massa que unem elementos de artesanato com componentes da eletrônica convencional, com aspecto lúdico e criativo no contexto da ciência.

  • Objetivo: aumentar a visibilidade e o alcance do projeto de modo a melhorar a retenção das alunas.

  • Valor de Repasse: R$ 29.885,00.


Os principais resultados foram o atendimento médio de 200 meninas por semana no ano de 2022, o início das atividades com turmas do Ensino Fundamental – antes do apoio do Reditus, o projeto atendia apenas alunas do Ensino Médio – e a realização do "Terceirão do Tem Menina".



Além disso, o Tem Menina no Circuito apareceu no RJTV, jornal local do Rio de Janeiro, em matéria sobre o Dia Internacional da Mulher e no Jornal Nacional em matéria sobre iniciativas para reduzir a evasão no Ensino Médio, ambas no ano passado (clique aqui para ler e/ou assistir à reportagem). Por fim, receberam o prêmio AEA de Responsabilidade Social (ESG) da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e o Inspiring Women in Science da Springer-Nature na categoria Scientific Outreach.


 

Protótipo F-201 Ícarus UFRJ de Formula SAE



O segundo projeto que teve destaque no Edital de Inovação de 2022 do Instituto Reditus foi o Protótipo F-2001 Ícarus UFRJ para a Fórmula SAE.


  • Iniciativa: a Equipe Ícarus UFRJ é formada por alunos de engenharia mecânica, eletrônica e de computação, sendo uma das mais antigas na história da Fórmula SAE no Brasil.

  • Objetivo: retornar ao top 10 na competição nacional de Fórmula SAE.

  • Valor de Repasse: R$ 20.000,00.


Equipe de referência e conhecida no país, já conquistou colocações como o segundo e terceiro lugar nos pódios gerais e primeiro lugar em provas específicas, como provas de design e de custos. Em 2022, depois de 3 anos sem participar da competição, com uma equipe totalmente nova, a Equipe Ícarus UFRJ contou com a ajuda do Reditus para retornar às competições.


Com o repasse do edital, a equipe implementou melhorias nos sistemas de freio e sensoriamento e, na competição nacional de Fórmula SAE realizada em agosto de 2022, obtiveram a 9ª colocação geral entre 41 participantes, uma melhora expressiva em comparação com o 28° lugar na competição anterior.





206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page