top of page

Conheça nosso Edital de Inovação

Dentro da comunidade de Engenharia da UFRJ, existem diversos projetos tocados por alunos e por professores relacionados a inovação, empreendedorismo, ensino, pesquisa, extensão, inclusão e equidade. Por meio do Edital de Inovação, o Instituto Reditus busca apoiar financeiramente iniciativas desenvolvidas na UFRJ, contribuindo para que prosperem, atinjam seus objetivos e cheguem cada vez mais longe.

inscrições ENCERRADAS

Quem pode participar?

Projetos das 5 categorias a seguir podem aplicar para receber recursos do Edital de Inovação:

Pesquisa

Projetos relacionados a pesquisas científicas e ao desenvolvimento de novas tecnologias

Extensão

Projetos relacionados a quaisquer assuntos externos ao mundo acadêmico, mas com foco ou reflexos no ensino e na educação que, como consequência direta de sua realização, gerem valor educacional

Ensino

Projetos relacionados à melhoria da qualidade de ensino, na graduação e pós-graduação dos cursos contemplados no Edital de Inovação

Inclusão e equidade

Projetos que tenham como objetivo promover a inclusão no ambiente universitário, de forma a proporcionar igualdade de oportunidade para todos os alunos

Inovação e empreendedorismo

Projetos que fomentem a inovação e a cultura do empreendedorismo, relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias em fase de prototipação

+R$ 1,1M

repassados para alunos e professores da UFRJ

61

projetos apoiados desde 2021

+230

reuniões de orientação dos projetos

Como funciona?

Inscreva seu projeto. Veja mais detalhes abaixo acessando o Edital, o Modelo de Proposta e o Modelo de Cronograma Financeiro.

INSCRIÇÃO

1

2

SELEÇÃO

Avaliação da proposta e cronograma pela Banca Técnica e apresentação dos melhores projetos em um Pitch Day para a Banca de Especialistas

Cada projeto selecionado receberá os recursos financeiros e será acompanhado pelo Instituto Reditus durante todo o ciclo. 

APOIO E ACOMPANHAMENTO

3

Conheça cases de sucesso

Tem Menina no Circuito

Projeto de incentivo para meninas gostarem de ciências exatas e tecnologia, com foco no aspecto lúdico e criativo da ciência

image1.png

Após repasse de R$ 29.885,00, conseguiram aumentar visibilidade e retenção de alunas, além de expandirem para atender também turmas do Ensino Fundamental.

Receberam o prêmio AEA de Responsabilidade Social (ESG) da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e o Inspiring Women in Science da Springer-Nature na categoria Scientific Outreach.

Confira os projetos aprovados em 2022

  • Astros a Serviço das Ciências

  • Validação do modo ModiCon

  • MB23 - 4x4

  • Minerva Aerodesign

  • Minerva eRacing

  • MINERVA ROCKETS - Foguete de sondagem atmosférica

  • MINERVA SATS - Nanossatélite CubeSat

  • ProMOVE-DevMob

  • Protótipo F-23 Icarus UFRJ de Formula SAE

  • Robô Seguidor de Linha - Neon

  • Robô Sumô Mini - Salmãozinho

  • K-12 AIChE UFRJ

  • Tem Menina no Circuito

  • Chem-E-Car - AIChE UFRJ

  • IF²abLab-Fábrica de laboratórios

  • Machine Teaching

  • Renovação do laboratório de sistemas digitais do Instituto de Computação da UFRJ

  • Qual é o período de inscrições para o Edital de Inovação 2023?
    As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 23 de agosto.
  • Quem pode inscrever projetos?
    Alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ podem apresentar propostas.
  • Quais são as categorias de projetos que podem se inscrever?
    Podem se inscrever projetos que sejam de pelo menos 1 das 5 categorias a seguir: Pesquisa: Projetos relacionados a pesquisas científicas e ao desenvolvimento de novas tecnologias; Extensão: Projetos relacionados a quaisquer assuntos externos ao mundo acadêmico, mas com foco ou reflexos no ensino e na educação, que, como consequência direta de sua realização, gerem valor educacional; Ensino: Projetos relacionados à melhoria da qualidade de ensino, na graduação e pós-graduação dos cursos contemplados no presente Edital; Inovação e empreendedorismo: Projetos que fomentem a inovação e a cultura do empreendedorismo, relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias em fase de prototipação. Inclusão e equidade: Projetos que tenham como objetivo promover a inclusão no ambiente universitário, de forma a proporcionar igualdade de oportunidade para todos os alunos.
  • Como posso inscrever meu projeto?
    A submissão de propostas deve ser realizada por via eletrônica pelo formulário de inscrição que será disponibilizado no site do Instituto Reditus a partir do dia 23 de agosto.
  • Quais documentos preciso submeter para inscrever meu projeto?
    No ato da inscrição do projeto, os seguintes documentos devem ser anexados no formulário: Modelo de Proposta, em formato PDF; Cronograma Financeiro, em formato Excel (.xlsx), de acordo com o modelo fornecido. Mais detalhes sobre ambos os documentos necessários podem ser encontrados no Edital.
  • O que é a etapa de análise técnica de propostas?
    É uma etapa onde os documentos apresentados pelos projetos serão avaliados por profissionais de mercado, formados na UFRJ, que possuem conhecimento técnico e experiência prática em diferentes temáticas. Dessa forma, a etapa visa utilizar a expertise desses profissionais para avaliar os seguintes aspectos nos projetos: Excelência: O time e o projeto submetido apresentam um alto nível de excelência? Inovação: O projeto traz inovações como, por exemplo, novas bases de conhecimento, produtos e/ou serviços? Papel acadêmico: O projeto contribui para o desenvolvimento acadêmico de alunos e professores? Diversidade: O projeto abrange públicos diversos da Universidade? Se preocupa com a diversidade em seu público-alvo potencial? Impacto: O projeto gerará impacto de longo prazo? Ou o investimento será limitado em escopo e/ou escala de tempo? Financeiro: A distribuição do orçamento solicitado perante os gastos previstos no projeto está coerente e alocado de forma inteligente?
  • O que é o Pitch Day?
    O Pitch Day será um evento presencial no qual as equipes dos projeto selecionados na etapa de Análise Técnica se reunirão com a Banca de Especialistas para esclarecer dúvidas sobre o projeto proposto. A data do evento ainda será definida e o grupo do projeto deverá eleger até 2 pessoas para estarem fisicamente no evento a fim de representarem o projeto na sessão de perguntas que sucederá a exibição do vídeo pitch.
  • Quando devo enviar meu vídeo de pitch?
    Os projetos selecionados na etapa de Análise Técnica deverão gravar um vídeo de duração máxima de 3 minutos em formato de pitch e enviá-lo ao Instituto Reditus até o prazo estipulado em edital, na data anterior ao evento presencial de Pitch Day onde será feita a avaliação pela Banca de Especialistas.
  • Quando será divulgado o resultado do processo seletivo?
    O resultado da seleção de projetos apoiados pelo Edital de Inovação 2023 será disponibilizado até o final do ano, em data ainda a ser divulgada.
  • Qual o valor máximo do projeto?
    Individualmente, as propostas não terão restrição de valor.

Ficou com mais alguma dúvida?

O Instituto Reditus reserva uma equipe de apoio à elaboração e submissão de tais documentos, auxiliando os projetos que desejem participar do Edital, além de tirar quaisquer dúvidas. Basta entrar em contato pelo e-mail a seguir:
edital.inovacao@reditus.org.br

bottom of page