GOVERNANÇA CORPORATIVA

Abaixo é possível visualizar em mais detalhes como os Conselhos estão estruturados, quais são as responsabilidades de cada uma das frentes e quem participa. 

Associados / Assembléia Geral

  • Eleger Conselho Fiscal (CF) e Conselho de Administração (CA)

  • Aprovar proposta orçamentária anual

  • Votar em assuntos de grande relevância para o Instituto Reditus (IR)

Conselho Fiscal

  • Fiscalizar atividades da Diretoria e do IR

  • Analisar relatórios financeiros e contábeis

  • Garantir instrumentos de compliance

Conselho de Administração

  • Eleger Comitê de Investimentos (CI) e Diretoria

  • Aprovar relatórios financeiros e demonstrações contábeis

  • Aprovar estratégia de investimentos

  • Definir destino dos repasses financeiros

  • Definir a estratégia de longo prazo do Instituto Reditus

  • Executar todas as atividades do dia a dia do Instituto Reditus

Comitê de Investimentos

  • Propor estratégia e acompanhar os investimentos do Instituto Reditus

Comitê de investimentos (CI)

Tem como objetivo propor uma política de investimentos que definirá os objetivos de risco e retorno, percentual e limites de alocação dos ativos, regras de resgate, dentre outros pontos de acompanhamento. Com base nesta política, o CI irá avaliar alternativas de investimento (Títulos Públicos, CDB, FII, entre outros) e gerir o portfólio de investimentos do Instituto Reditus. Os membros atuais são:

Pedro Batista:

Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ em 1997, atualmente é sócio fundador da 3G Radar e sócio da 3G Capital. Com 23 anos de experiência no Mercado Financeiro, Pedro já foi sócio do Banco Pactual e membro do Comitê Executivo da Vinci Partners, além de ter atuado como Head de Equity Research no UBS Pactual.

Conselho de Administração (CA) 

É o órgão que representa todos os associados nas questões estratégicas, responsável por aconselhar e aprovar as ações do Instituto Reditus. Os associados na Assembleia Geral elegem membros para compor o Conselho de Administração em um mandato de dois anos. Os membros atuais são:

Sidney Levy

Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Possui mestrado em engenharia pela COPPE-UFRJ, e especialização em administração pelo Institute of Management Development (IMD), em Laussane na Suiça. Em sua trajetória profissional, Sidney ocupou diversos cargos de liderança: foi presidente da DLR Lerchundi entre 1992 e 1994, presidente da Valid entre 1994 e 2011 e presidente do conselho da Valid até 2013. Também atuou como presidente da Câmara de Comércio do Rio de Janeiro entre 2005 e 2007.Em 2012, Sidney foi nomeado diretor-geral (CEO) responsável pela realização dos jogos olímpicos e paraolímpicos do Rio 2016.

Daniel Spilberg

Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ em 2007 com intercâmbio para especialização em Finanças e Desenvolvimento de Sistemas Industriais na École Centrale de Nantes, Daniel iniciou sua carreira na L’Oréal antes de orientar sua trajetória profissional para o mercado financeiro tendo atuado como analista de empresas na Gap Asset e no Banco Barclays. Atualmente, é sócio e gestor das estratégias de Bolsa Brasil dos Fundos Multimercados no Bahia Asset Management.

Paulo Monteiro

Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ em 2013, realizou intercâmbio na École de Mines entre 2010 e 2011. Com sua trajetória profissional focada em venture capital e inovação, Paulo fundou em 2013 a plataforma educacional "Responde Aí", que visa auxiliar estudantes. Paulo é fellow da Fundação Estudar.

Raphael Sodero

Raphael se formou em Engenharia de Produção na UFRJ em 2013, tendo feito um ano de intercâmbio em Engenharia de Gestão no Politecnico di Torino, na Itália. Possui MBA pela Harvard Business School (HBS), nos Estados Unidos. Raphael atua como Consultor Estratégico na Bain & Company desde 2013.

Conselho Fiscal (CF)

É o órgão que fiscaliza as ações praticadas pelos administradores do Instituto Reditus e analisa os relatórios contábeis (demonstrações financeiras, modificações de capital, entre outros) para garantir a transparência e compliance. É formado por membros eleitos pelos associados na Assembleia Geral do Instituto Reditus para um mandato de dois anos. Os membros atuais são:

Gabriela Sabino

Formada em Engenharia de Produção pela UFRJ em 2012, com intercâmbio na École des Mines e certificação CFA, Gabriela tem sua trajetória profissional focada no mercado financeiro, com passagens pelas gestoras independentes Bahia Asset e SPX Capital, e hoje integra a equipe de renda variável do Itaú.

Natalie Witte

Formada em Direito pela UFRJ em 2008, Natalie possui LLM em direito empresarial pela FGV. Advogada especialista em empresas de tecnologia, tais como Movile e 21212, faz a assessora jurídica de startups e investidores anjo, além de ser mentora dos programas de aceleração da Shell Iniciativa Jovem, do BNDES Garagem e do Founder Institute. É ainda parte do Comitê de Investimentos do GR8 Ventures e é Vice-Presidente da Comissão da OAB/RJ de Direito da PME. Foi ganhadora do Startup Awards, como Melhor Assessoria Jurídica de 2016.