programa de tutoria

inscrições ENCERRADAS!

as inscrições se encerram em

o programa

A graduação é um período de grandes transformações e de amadurecimento, desta forma, é comum que os alunos tenham dúvidas e incertezas quanto ao mercado de trabalho, carreira e projetos pessoais. Visando preencher essa lacuna, o Instituto Reditus, criou o seu Programa de Tutoria, um projeto voltado para a troca de experiências entre alunos e ex-alunos da UFRJ.

 

Ao se conectar com profissionais formados pela nossa alma-mater, os alunos têm a oportunidade de aprender com aqueles que já passaram pelas mesmas dúvidas e incertezas e traçaram uma trajetória de sucesso. A tutoria é realizada por meio de reuniões periódicas entre as duas partes, orientadas pelo Instituto.

datas importantes

Fim das Inscrições

01/07/21

divulgação selecionados

03/07/21

Matchmaking

21/07/21

abertura do programa

31/07/21

18/11/21

Encerramento e feedbacks

Inscreva-se

quem buscamos? 

Tutorados: buscamos alunos da UFRJ, ansiosos por aprender mais, que queiram usar a experiência de quem já esteve em seu lugar para alavancar o próprio desenvolvimento. Seja para conhecer carreiras e se aproximar do mercado de trabalho, melhorar o desempenho acadêmico ou discutir como aproveitar ao máximo um intercâmbio, queremos que os tutorados demonstrem motivação e engajamento, dispostos a olhar o mundo por novas perspectivas e ouvir feedbacks positivos e negativos.

 

Tutores: buscamos antigos alunos e parceiros que escolheram retribuir de forma voluntária sua gratidão pela formação que a UFRJ lhes proporcionou. Profissionais formados, motivados para contribuir que outros alunos tenham acesso às mesmas oportunidades que lhes foram concedidas devido a uma educação de nível superior pública e de qualidade, dispostos a compartilhar detalhes de suas experiências e aprendizados, em prol do desenvolvimento do próximo.

Como são formados os pares?

O processo foi desenhado de modo a conectar os tutores e tutorados com base na afinidade, nos interesses de cada um, suas trajetórias e seus objetivos.

 

Para isto, foi desenvolvido um algoritmo multicritério baseado nos métodos de Gale-Shapley e AHP que utilizará as respostas fornecidas no formulário de inscrição para encontrar os tutores mais compatíveis com o seu perfil. Em seguida, os tutores e tutorados serão convidados a ranquear uns aos outros com base nas respostas do campo “O que você espera do seu tutor/tutorado?"

Confira os tutores dAS ÚLTIMAS EDIÇÕES

Nuvens escuras

Dandara ingressou no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Toulouse, na França, onde cursou Engenharia Mecânica especializada em Engenharia de Sistemas e foi contratada pela Framatome, empresa multinacional construtora de reatores nucleares.

Trabalhou na direção técnica da construção do reator nuclear Hinkley Point C, na Inglaterra e no desenvolvimento de um novo modelo de reator, o EPR2, atuando como Engenheira de Sistemas e na gestão do PLM (Product Lifecycle Management).

Dandara Araujo da Silva, Tutora do Programa de Tutoria 2020.1

Resultados

100%

                   das reuniões são definidas como “extremamente proveitosas” ou “proveitosas”

90%

                   dos pares são indicados como “ideais” ou “próximos do ideal”

Download do edital