APOIO FINANCEIRO

Inicialmente, o Instituto Reditus oferecerá apoio a equipes de competição e grupos de estudo de alunos da escola politécnica, bolsas de intercâmbio e bolsas de auxílio (moradia, transporte e alimentação).

 

Os editais de seleção para repasses estarão disponíveis a partir de março de 2020, para início dos repasses no segundo semestre de 2020. Os processos seletivos se apoiarão em critérios de avaliação utilizando a metodologia de análise multicritério “Analytic Hierarchy Process” (AHP). Todo projeto e aluno que receber apoio financeiro será acompanhado por membros do Instituto e/ou mentores.

01/

Edital

Instituto Reditus lança os editais de apoio, detalhando os requisitos dos projetos

02/

Candidatura

Membros da UFRJ candidatam seus projetos através do site, explicando por que devem ser 

beneficiados

03/

Análise Multicritério

Equipe de Projetos do Instituto Reditus recebe as informações enviadas e roda um algoritmo de priorização com a metodologia "Analytic Hierarchy Process"

04/

Recomendação da Diretoria

Diretoria analisa os resultados do algoritmo e prepara uma recomendação para o Conselho de Administração

05/

Deliberação do CA

Conselho recebe a recomendação, discute internamente e define os beneficiários finais

06/

Repasse dos recursos

Projetos recebem os recursos iniciais, bem como um ou mais mentores para auxiliar na utilização dos mesmos

07/

Acompanhamento periódico

Projetos e Mentores reportam periodicamente para o Instituto Reditus, liberando as demais parcelas de apoio

08/

Apresentação

final

Projetos beneficiados realizam uma apresentação final para o Conselho de Administração e demais associados interessados

MENTORIA DE PROJETOS

O Instituto Reditus permitirá que projetos liderados por alunos da UFRJ sejam candidatos para para receber suporte de mentores (ex-alunos com experiência específica). O objetivo é gerar suporte para o projeto selecionado por meio da experiência de ex-alunos.

 

De forma similar à Tutoria de Alunos, a Mentoria de Projetos consiste em duas principais etapas: Matching e Acompanhamento.

 

O Matching consistirá no levantamento detalhado das demandas de cada projeto e do conhecimento e disponibilidade de apoio por parte dos ex-alunos. Uma vez que todos estes dados forem levantados, estas informações serão cruzadas. Desta forma, Projetos e Mentores serão pareados já com um alinhamento das expectativas e formas de apoio possíveis.

 

Concluída a etapa inicial de Matching, onde o maior número possível de Projetos e Mentores serão cadastrados, inicia-se o Acompanhamento. Durante este período haverá eventos bimestrais para trocas de experiência apenas com os Mentores, apenas com os Projetos, ou com ambos.

 

O período formal de acompanhamento tem duração de 8 meses. Apesar disso, o Instituto Reditus incentiva a parceria entre Mentores e Projetos mesmo após o encerramento do período formal de acompanhamento.

TUTORIA DE ALUNOS

O Instituto Reditus possibilitará que alunos da UFRJ se candidatem para receber suporte de Tutores (ex-alunos), interagindo conforme acharem necessário (minimamente 1 vez ao mês).

 

De forma similar à Mentoria de Projetos, a Tutoria de Alunos consiste em duas principais etapas: Matching e Acompanhamento.

 

O Matching consistirá no levantamento detalhado das demandas de cada Aluno e do conhecimento e disponibilidade de apoio por parte dos ex-alunos Tutores. Uma vez que todos estes dados forem levantados, estas informações serão cruzadas. Desta forma, Alunos e Tutores serão pareados já com um alinhamento das expectativas e formas de apoio possíveis.

 

Concluída a etapa inicial de Matching, onde o maior número possível de Tutores e Alunos serão cadastrados, inicia-se o Acompanhamento. Durante este período haverá eventos bimestrais para trocas de experiência apenas com os Tutores, apenas com os Tutorados, ou com ambos.

 

O período formal de acompanhamento tem duração de 8 meses. Apesar disso, o Instituto Reditus incentiva a parceria entre Tutores e Alunos mesmo após o encerramento do período formal de acompanhamento.

NETWORKING DE EX-ALUNOS

O Instituto Reditus incentivará o networking entre ex-alunos de duas principais formas: Diretório e Eventos.

 

O Diretório da UFRJ consistirá em uma base com informações básicas de alunos, ex-alunos e professores da UFRJ que escolherem se cadastrar. Ao se cadastrar, indivíduos poderão divulgar informações como  como ano de ingresso e graduação, curso realizado, empresa e cargo atuais, email e telefone para contato. Com o auxílio de filtros inteligentes, os membros da rede poderão pesquisar por outros membros de acordo com o perfil desejado (empresa, curso, ano, etc), tendo acesso aos meios de contato com os indivíduos desejados, caso estes os tenham disponibilizado.

 

Os Eventos de Networking serão encontros organizados pelo Instituto Reditus a fim de estimular trocas entre os ex-alunos e membros da Comunidade da UFRJ. Serão jantares, palestras de especialistas, visitas a empresas, conferências, entre outros, que serão divulgados para associados do Instituto. Caso ex-alunos desejem organizar eventos independentemente, eles também poderão solicitar apoio do Instituto Reditus para divulgação.